
Iogurte Natural Desnatado Caseiro

Olá amores!!!
Eu amo de paixão iogurte desnatado natural! Eu tomo desde o início do meu processo de emagrecimento e ele fica perfeito para fazer várias combinações com frutas e até usar no preparo de molhos.
Eu tomei birra de iogurtes coloridos e artificiais depois que comprei um Grego de uma marca que eu usava sempre e ele veio com mofo na camada superficial (considerando que ainda estava na validade, achei um ultraje da empresa). Foi aí que troquei pelo natural de vez.
Hoje, não sou fiel a nenhuma marca de iogurte, pois nem sempre encontro aquela que eu mais amo no supermercado, então escolho a mais magrinha que tem no dia.
Qual é a minha queridinha? Vocês já ouviram falar ou já viram os iogurtes da Atilatte? Com certeza essa marca é a minha menina dos olhos! Um amor incondicional! Os iogurtes e coalhadas dessa marca são produzidos com leite tipo A (com certeza a melhor qualidade de leite para se ingerir com frequência). Esse leite é super puro, a criação do gado é de excelente qualidade visando essa pureza e, a grande diferença, o leite e os iogurtes são produzidos dentro da própria fazenda (ou seja, não ficam zanzando de um lugar pra outro perdendo nutrientes e deteriorando). Mas... nem sempre consigo encontrar essa marca nos supermercados por aqui. O supermercado mais próximo que costuma ter essa marca fica a mais de 50 km daqui e só dá pra transportar quando estou de carro. Quando isso acontece é festa total! Compro de caixas fechadas como se fosse atacado sabem rsrsrs.
Recentemente, a Atilatte lançou umas versões de iogurte grego tipo A 0%gordura e 0% açúcar. Confesso que ainda não experimentei nem a versão tradicional nem as versões com sabor. As versões com sabor eu já descarto, pois dei uma pesquisada no princípio de produção deles e achei muitooo artificial. Já a versão tradicional é até bem natural (baseada na produção dos próprios iogurtes naturais e coalhadas), porém contém edulcorante sucralose e eu decidi, para a minha própria saúde, parar com os edulcorantes artificiais. Eu não sou de adoçar as coisas, mas quando preciso fazê-lo prefiro usar açúcar mascavo ou demerara orgânico em pequenas quantidades do que edulcorantes. Eles me causaram uns sérios probleminhas entre os meses de novembro e dezembro.
Entretanto, como eu disse, nem sempre consigo achar meu preferido no mercado, e dependendo da marca que tem no dia prefiro nem levar. Então, um belo dia eu estavana casa de uma amiga, e ela questionou se eu não fazia iogurte em casa. Resolvi que, a partir daquela data, iria começar a fazer iogurte caseiro. E, desde então, faço sempre aqui em casa. Comprar iogurte? Agora só quando tenho que me alimentar fora de casa mesmo!
A receita é muito fácil e rende bastante. Além de que sai imensamente mais barato!!!
Ingredientes:
2 litros de leite desnatado
1 pote (170g) de iogurte natural desnatado (consitência firme)
Modo de Preparo:
Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo. Desligue assim que ferver. Deixe esfriar até o ponto que você consiga colocar o dedo no leite e ele se mantenha bem quente, mas sem queimar seu dedo. Se o seu dedo conseguir ficar por 10 segundos está no ponto certo. Coloque o copinho de iogurte no leite e misture. Feche a panela e envolva-a com algumas toalhas, para mantê-la aquecida. Deixe bem fechado por cerca de 10 horas em temperatura ambiente. Se estiver muito calor, ele pode ficar pronto antes, ou seja, quando ele atingir a consistência firme, está pronto.
Se você gosta dele bem mais consistente, basta retirar o soro com uma concha e descartar. Guarde na geladeira em recipiente fechado.
Rendimento: 10 porções de 67 kcal aproximadamente.
Quem fizer me conta hein!!!
Beijinhos
Taciane Vieira - Projeto Saúde - Healthy Lifestyle
Sigam também nossas redes sociais.