
Ratatouille Light da Taci

O Ratatouille é uma receita típica dos camponeses do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Trata-se de um prato rústico, típico da região de Provence, em que se notam também algumas influências espanholas e italianas. O nome significa "picar, triturar", mas podemos entender também como "ragoût de legumes" ou "prato de berinjelas".
Para preparar o Ratatouille não podem faltar a berinjela nem o tomate. Com o restante dos ingredientes pode-se tratar mais à vontade.
No original francês, "ratatouille" é um substantivo feminino, também chamado de "ragu grosseiro". A receita original envolve grande quantidade de azeite que, embora seja saudável, é altamente calórico e gorduroso.
A partir da receita original, que ganhei de uma gastrônoma com quem tenho contato próximo, resolvi adaptar ao meu modo light e saudável para encaixar esse prato tão delicioso e nutritivo em nossa alimentação.
Enquanto cozinhava me lembrei muito do ratinho do filme! Vocês já assistiram?
E acho que até veio a calhar pois, pelo que conheço da tradição da culinária francesa, diz-se que o grande sucesso dessa receita camponesa simplória reside exatamente na licença poética acerca de sua elaboração. A marca impressa por esse prato é exatamente o toque pessoal daquele que o cozinha, ou seja, o meu Ratatouille pode não ser o original, mas as minhas alterações conferiram a ele uma poesia culinária tal qual a de um grande cozinheiro. Não é lindo isso?! Não é incrível poder se imaginar como um grande chef de sua cozinha?! Eu amei entender mais sobre a metáfora desse prato.
E depois de recriá-lo ao meu modo light, venho trazer minha receitinha para vocês! Anotem aí:
Ingredientes:
Para o Ratatouille
1 tomate fatiado em rodelas finas
1/2 berinjela fatiada em rodelas finas
1 abobrinha fatiada em rodelas finas
1 cebola fatiada em rodelas finas
Para o molho:
2 tomates grandes bem maduros
100ml de água
1 colher de café de açúcar mascavo
6 folhas de manjericão fresco
1 pitada de sal
Modo de Preparo:
Prepare o molho batendo no liquidificador os dois tomates com a água. Leve ao fogo e acrescente o manjericão, o sal e o açúcar mascavo para cortar a acidez.
Deixe ferver por 5 minutos.
Transfira esse molho para uma forma ou uma panela que possa ir ao forno. Cubra toda a base da panela com ele.
Disponha os legumes de maneira intercalada, ou seja, uma fatia de cada um seguindo o contorno do recipiente. Veja a foto:
Você pode, inclusive, preencher o centro da forma também (eu não fiz pois não queria fazer pra sobrar e éramos só 3 para comer aqui hoje).
Com uma colher, regue um pouquinho do molho sobre os legumes.
Para quem gosta, assim como eu, você pode polvilhar um pouquinho de alecrim para então levar ao forno pré-aquecido. Eu acho que o sabor do alecrim combinado ao sabor do manjericão no molho tornou essa receita perfeita, tornando realmente desnecessário todo aquele banho de azeite da receita original. Pra vocês terem noção, minha mãe perguntou assim que entrou rm casa pra almoçar: " Nossa que cheiro bom é esse vindo do forno? ". rsrsrs
Leve ao forno e deixe assar por 45 minutos.
Rendimento: 3 porções
Por porção: 63,2 kcal; 14,77g de carboidratos; 2,28g de proteínas; 0,52g de gorduras totais; 0g de gorduras saturadas; 5,25g de fibras.
Viram só como ficou magrinho!!!
Ahhh... o modo de servir pode variar viu! Eu combinei com um carboidrato do bem (batata doce gratinada com noz moscada) e uma proteína magra (peito de frango grelhado) para o almoço aqui em casa.
Se vocês quiserem posso trazer outras combinações saudáveis! É só me falar que eu faço!
O que vocês acharam???
Me contem hein!!!
Beijinhos pra todos!
Taciane Vieira - Projeto Saúde - Healthy Lifestyle
Sigam também nossas redes sociais.




